Circulação de informação - verdadeira ou falsa? Eis a questão

    Oláaaaaa fiéis seguidores! 

Prontos para mais uma publicação? Eu estou, por isso, vamos lá começar!

O tema de hoje é algo que a sociedade digital já está habituada, ou seja, é um tema atual e falado mas mesmo assim não é demais procurar saber mais um pouco. Irei escrever-vos sobre desinformação, deepfake e fake news.

A desinformação é a informação errada criada com técnicas de comunicação e informação que é disseminada de forma a influenciar a opinião pública, normalmente com fins vantajosos para uma determinada fação política ou empresas. 

As fake news são uma forma de disseminar a desinformação, pois podem ser criadas por qualquer pessoa com acesso à internet. Estas são mentiras criadas na forma de notícias e normalmente transformam-se em grandes boatos com a ajuda das redes sociais, podendo fazer com que uma pessoa fique mal vista ou até mesmo criar conflitos internacionais. Fake news podem constituir uma ameaça às democracias pois são o produto de um exagero do que as pessoas pensam ser liberdade de expressão mas que no fundo é libertinagem.

                                                                      http://www.iinterativa.com.br/infografico-era-da-desinformacao-novo-ambiente-das-fake-news/

Para distinguirmos as fake news das verdadeiras notícias é importante sabermos como funcionam. Normalmente são criadas para prejudicar algo ou alguém, ou seja, são dirigidas a um alvo, são mensagens de ódio e manchetes absurdas. Assim, devemos sempre confirmar a fonte das notícias e procurar não partilhar aquelas que não temos a certeza se são verdadeiras e acima de tudo não acreditarmos em tudo o que lemos. 

Deixo-vos aqui dois vídeos para perceberem melhor os termos desinformação e fake news: 


Outro dos conceitos que tem criado bastante polémica e reboliço é o deepfake. O que é isso, perguntam vocês. 
O deepfake é uma forma de criar vídeos falsos em que, por exemplo, fotos/vídeos de celebridades e figuras importantes são manipulados de forma a que façam declarações polémicas com o intuito de prejudicar essas mesmas pessoas criando movimentos contra eles e/ou até inventar falsas teorias da conspiração. Este mecanismo serve para dar alguma veracidade às fake news. Para mais informação sobre deepfake: https://www.youtube.com/watch?v=RKwYqPMl9zo 

https://www.dailymail.co.uk/news/article-7130383/Deepfake-video-Mark-Zuckerberg-shared-Instagram-tests-Facebooks-fake-footage-policies.html

Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, foi alvo de deepfake em que um vídeo seu vazou onde o mesmo afirmava que a sua rede social tinha tido influência nas eleições russas.

Um caso recente de fake news é a suposta declaração da jovem ativista Greta Thunberg, que segundo um utilizador do Facebook convidou os chineses a deixarem de usar pauzinhos. De acordo com vários sites que verificam a veracidade das notícias a sueca nunca afirmou tal coisa sendo que se trata de um rumor espalhado por várias vezes nas redes sociais. 

Posto isto, este artigo serve para vos alertar sobre as mentiras criadas na internet e como devemos sempre ter o cuidado de verificar a credibilidade de uma notícia, publicação, tweet… 

Boa semana e naveguem sempre com cuidado e inteligência!

                                                                                      Beijos da vossa blogger 🥰


  Webgrafia


Comentários

Mensagens populares